segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Governo Lula não aumentou investimento em Educação

Maykon Santos*
Apesar de toda a propaganda do governo e de seus aliados para passar a imagem de que a gestão de Lula a frente do Planalto revoluciona a Educação, dados publicados pelo INEP demonstram que isso não passa de uma falácia.
Entre 2000 e 2006, os gastos em Educação por parte do governo federal não aumentaram. O já citado estudo do INEP mostrou que entre esses anos, os gastos em educação em nosso país passaram de 3,9% do 4,5% do PIB. Entretanto, o governo federal contribuiu com apenas 0.7% do PIB, patamar que vem se mantendo nos 6 anos de governo Lula.
O estudo só confirma o que a oposição de esquerda ao governo Lula vem dizendo desde que este chegou ao Planalto. Apesar de todo o discurso, a Educação não é prioridade do governo. Desde que assumiu, Lula não derrubou os vetos ao Plano Nacional de Educação (PNE) feitos por FHC, que limitam em apenas 4% do orçamento federal em gastos com a educação. O Plano Nacional de Educação (PDE) aprovado neste governo em nada se difere do feito por FHC. A Lei do Piso do magistério é muito aquém do defendido historicamente pelo movimento de professores. A iniciativa privada continua a avançar no Ensino Superior brasileiro via PROUNI.
Enfim, as medidas do governo estão longe de universalizar uma educação pública, gratuita e de qualidade para os cidadãos brasileiros.
* Militante PSOL e do Círculo Palmarino

Nenhum comentário: