terça-feira, 14 de outubro de 2008

MANIFESTO EM DEFESA DO ANDES E DA APUB-SSIND

ANDES-SN: patrimônio dos docentes e da sociedade brasileira
O ANDES-SN é fruto de uma longa luta dos professores universitários, de mobilizações nacionais da categoria, que, desde sua criação comoassociação em 1979, contou com a participação efetiva da APUB. Naquele período os professores enfrentavam a ditadura militar e sua proibiçãode organização sindical no setor público; graças à iniciativa de Associações de Docentes de Universidades públicas e de algumas particulares tornou-se possível unificar a categoria na luta por melhores condições de trabalho, salários dignos e, sobretudo, por um projeto de educação superior pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciado.
O ANDES-SN nasceu após ampla consulta às bases em Assembléias locais e da realização de um grande Congresso nacional, com as bandeiras da antiga Associação: autonomia e independência sindical.
Por deliberação dos docentes de nível superior em todo o país e após extenso processo de discussão essa associação tornou-se um sindicato nacional, organizado pela base. A APUB foi uma das primeiras AD'S a alterar seus estatutos e incorporar-se com apoio massivo da base ao sindicato nacional.
Graças ao ANDES-SN conquistamos a democracia interna nas InstituiçõesEstaduais e Federais de Ensino Superior com a escolha de dirigentespelos três segmentos acadêmicos; unificamos as Universidades Federaissob o regime de autarquia; e em conjunto com os demais servidores públicos federais conquistamos o Regime Jurídico Único.
Autonomia sindical: disso não abrimos mão
O avanço do neoliberalismo no Brasil atingiu substancialmente o movimento sindical, com a domesticação de antigas direções. O governo tem assimilado o sindicalismo ao Estado, contribuindo para dividir as categorias em prol de seu projeto político. O ANDES-SN é um dos poucos sindicatos que resiste a cooptação e mantém-se fiel aos princípios com que foi criado. O ANDES-SN não tem apenas um passado combativo, tem umpresente do qual se orgulha e é nisto que se diferencia de diversos outros organismos sindicais que não resistiram aos desafios atuais.
Esta é a razão pela qual o sindicato nacional dos docentes tem sido atacado pelos governantes e pelo neo-peleguismo no interior do movimento sindical e no interior das próprias IFES, onde um grupo que se auto-intitulada representativo dos professores tenta criar uma entidade atrelada aos interesses governistas ? O PROIFES.
Neste mês de setembro, realizou-se na sede da CUT em São Paulo uma Assembléia para constituir-se como sindicato. Em flagrante contraste com a criação do ANDES-SN, a Assembléia de criação do PROIFES teve aduração de 15 minutos, com apenas 115 presentes e 485 votos porprocuração. Além disso, foi impedinda a presença de mais de 200 docentes obrigados a ficar do lado de fora por seguranças particulares.
Por isso, nós abaixo assinados, reafirmamos o nosso compromisso comuma APUB-SSind, autônoma, independente e de luta, com o ANDES-SN, e repudiamos a criação do sindicato paralelo, subordinado aos interesses conjunturais do atual governo, e somos contra qualquer iniciativa que vise dividir a categoria docente e retroceder nas conquistas obtidas desde os anos 80.
1. Pelo repasse imediato dos valores devidos ao ANDES-SN!
2. Contra a transformação da APUB em Associação Local! Pelofortalecimento do ANDES-SN!

Nenhum comentário: